quarta-feira, 9 de março de 2011

Piccolo

Piccolo (Dragon Ball)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Piccolo Jr.
ピッコロ
Imagem de Piccolo feita por Akira Toriyama

Imagem de Piccolo feita por Akira Toriyama
Conhecido comoBrasilPiccolo
Portugal Satan
Primeira apariçãoDragon Ball cap. 138
Última apariçãoDragon Ball GT cap. 64
Criado porAkira Toriyama
VozesJapãoToshio Furokawa
BrasilLeonardo Camilo (1ª voz)
Brasil Luís Antônio Lobue (2ª voz)[1]
Brasil Vagner Santos (Dragon Ball Kai)[2]
Perfil
RaçaNamekuseijin
Vida no animangá
Local de nascimentoPlaneta Namekusei
FamíliaKatats (avô)
Piccolo Daimaoh (pai)
Piano (irmão)
Tambourine (irmão)
Cymbal (irmão)
Drum (irmão)
Kami Sama (contraparte)/(fusão permanente)
Personagem de Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT
Portal Animangá

Piccolo (em japonês: ピッコロ Pikkoro?), conhecido como Coraçãozinho de Satã emPortugal, é um personagem fictício da franquia Dragon Ball, de Akira Toriyama. Piccolo faz sua primeira aparição como a reencarnação do vilão Piccolo Daimao no capítulo 167 do mangá, O problema no Tenkaichi Budokai (em japonês: 波乱の天下一武道会 Haran no Tenkaichi Budōkai?) publicado originalmente em 1988 na revista Weekly Shonen Jump[3], fazendo dele um demônio e rival do protagonista da série, Goku. Porém, mais tarde se revela que ele descende da raça alien Namekuseijin. Piccolo é tratado como sendo do sexo masculino, mas como é um Namekuseijin, na verdade não tem sexo. Após ser derrotado por Goku, ele se une ao mesmo para conseguir derrotar novas ameaças. Ele também treina o primeiro filho de Goku, Gohan, e os dois formam uma ligação muito forte.

Índice

[esconder]

[editar]Criação e concepção

Piccolo, assim como seu pai, foi criado por Akira Toriyama quando ele queria um antagonista que fosse um verdadeiro personagem maligno. Antes da sua criação, quase todos os vilões da série eram considerados muito adoráveis. Quando Piccolo foi criado, Toriyama percebeu que sua aparição se transformou em um dos momentos mais interessantes da história e ele se tornou um de seus personagens favoritos. Apesar de que Akira considerava clichê a transformação de um vilão em herói, ele comentou que ainda se sentia emocionado ao desenhar Piccolo pois apesar de sua cara assustadora, ele se tornou uma criatura bastante simpática.[4]

[editar]Histórico

Filho de Piccolo Daimaoh, assim como seu pai, seu sonho era dominar o mundo. Piccolo treinou sozinho durante três anos, quando ocorreu o 23° Torneio de Artes Marciais, pois desejava muito matar Goku, por este ter matado seu pai. No torneio, Piccolo luta comKuririn e vence facilmente. Então, é colocado para lutar com Kami Sama, que quase o vence com o Mafuba, porém Piccolo o reverteu e prendeu Kami Sama. Piccolo foi colocado para lutar com Goku, e quase o mata. Porém Goku vence Piccolo no fim e, para a surpresa de todos, não o mata.

Aproximadamente cinco anos depois, Raditz chega a Terra e luta contra Goku e Piccolo, que se juntaram para detê-lo. Após terem tido várias dificuldades no começo da luta, Piccolo derrota Raditz com a técnica Makankosappo. Porém Goku morreu junto, já que este se sacrificou para poder vencer Raditz.Piccolo ainda detestava muito Goku, a ponto de pensar ter tido um lucro com a morte dos dois Saiyajins. Depois disso Piccolo treinaGohan (vendo seu imenso potencial) para lutar contra os outros dois Saiyajins que chegaram a Terra em um ano. Seus nomes Vegeta e Nappa. Em meio a luta contra Nappa, Piccolo se sacrifica para proteger Gohan de um ataque de Nappa e consequentemente morre. Junto com ele, Kami Sama também faleceu. Depois de morto, Piccolo foi junto com Chaos, Tenshinhan e Yamcha para o planeta do Senhor Kaiô do Norte. Pouco antes da luta final contra Freeza, Piccolo e Kami Sama ressuscitaram com a ajuda de Porunga, o equivalente de Shen Long em Namekusei.

Lá ele se fundiu com Nail, um guerreiro Namekuseijin que se encontrava à beira da morte depois de uma luta contra Freeza. Piccolo pode lutar de igual para igual contra Freeza em sua segunda forma. Porém quando o Imperador do Universo passou para a terceira forma, Piccolo foi vencido. Na saga de Cell, após ter vencido o Doutor Maki Gero, ele foi derrotado pelos Andróides 17 e 18. Piccolo e Kami Sama voltam a ser um só e após a fusão, ele se tornou o mais forte dos Guerreiros Z, durante um tempo. Pode dessa forma vencer (mas não o matou) Cell na primeira forma e ainda lutar de igual para igual com o Andróide 17. Porém em meio a luta contra 17, Cell surge ainda mais poderoso, após absorver a energia vital de muitas pessoas. Piccolo é derrotado. Posteriormente ele é obrigado a participar dos Jogos de Cell e luta contra um de seus Cells Jrs., que é morto por Gohan. Sete anos mais tarde, durante a Saga Boo, Piccolo treina Goten e Trunks para que eles dominassem a Fusão a fim de lutar contra Majin Boo. Entretanto, ele é absorvido pelo demônio mas é rapidamente libertado por Goku e Vegeta. Ele então entrega as suas energias a Goku para que ele completasse a Super Genki Dama.

Em Dragon Ball GT, Piccolo luta contra Gohan, que estava possuído por Baby. Quando a Terra começa a ser destruída, Piccolo decide ficar para trás para garantir que as Esferas de Estrelas Negras fossem destruidas. Ainda no Outro Mundo, ele vai ao inferno libertar Goku e acaba preso no lugar. Durante o episódio final, Piccolo decide governar o inferno para organizá-lo. Goku aparece dizendo que algum dia ele sairia de lá e ambos trocam um aperto de mãos.

[editar]Habilidades

Piccolo demonstra diversas habilidades durante a série. Graças à sua fisiologia Namekuseijin[5], Piccolo é capaz de expandir seus braços[6], se locomover em velocidades maiores do que o olho pode ver[7] e regenerar membros amputados de seu corpo desde que sua cabeça fica inteira[8], além de possuir força e audição sobrehumanas[9]. A técnica Chōkyoshinjutsu (em japonês: 超巨身術? "Técnica de Aumento de Corpo") lhe permite aumentar seu tamanho até alcançar a altura de montanhas[10]. Ele também é capaz de conjurar objetos, como sua capa e turbante, além de uma espada. As habilidades psiônicas de Piccolo incluem o dom de se comunicar telepaticamente, ler mentes e fazer contato mental com outros. Ademais, Piccolo possui a habilidade natural de se fundir com outros Namekuseijins.

Assim como outros personagens em Dragon Ball, Piccolo possui a habilidade de voar através da técnica Bukû-jutsu (em japonês: 舞空術?"Técnica de Dança no Céu"). Ele possui ainda um ataque chamado Bakurikimaha (em japonês: 爆裂魔波 "Onda Explosiva Demoníaca"?), disparado com uma de suas mãos apoiada na outra[1]. Um dos ataques mais poderosos de Piccolo é o Makankosappo (em japonês: 魔貫光殺砲?)[11]. Diferente da maioria dos ataques energéticos de Dragon Ball, o Makankosappo perfura seu alvo[2] ao invés de explodir. Ele também é capaz de usar a técnica Masenko (em japonês: 魔閃光 Masenkō?, "Brilho Demoníaco"), e a ensina ao seu pupilo Gohan. Apesar de não possuir uma "derradeira técnica", esse título geralmente é associado ao Renzoku Sen Kōdan (em japonês: 連続閃光弾 "Zona de Granadas Infernais"?), que envolve disparar inúmeras orbes de energia ao redor do oponente. Piccolo, em seguida, fecha sua mão esquerda fazendo com que todas as orbes atinjam o alvo ao mesmo tempo. Ele também é capaz de disparar várias esferas de Ki ao mesmo tempo por suas mãos. Outro de seus golpes é o Makousen (em japonês: 激裂光弾 "Rasgo Violento do Projétil Luminoso"?). Ele coloca suas mãos em frente ao seu peitoral e consentra uma esfera de energia condensada que, ao atingir seu alvo, explode como uma grande onda. Uma de suas técnicas menos utilizadas é a capacidade de disparar raios por seus olhos e por suas antenas.

[editar]Aparições em outras mídias

Piccolo e Zoro em Cross Epoch

Por ser um personagem principal, Piccolo está presente em todos os jogos de Dragon Ball Z, apesar de aparecer em poucos de Dragon Ball. Em grande parte ele possui as transformações "Unido com Nail" e "Unido com Kami-Sama". Ele também é um personagem jogável em Battle Stadium D.O.N, Jump Super Stars[12] e Jump Ultimate Stars.[13] No crossover Cross Epoch, de Akira Toriyama e Eiichiro Oda, Piccolo se torna um espadachim e se une a Roronoa Zoro para lutar contra Pilaf e Buggy. Ainda dentro da série, Piccolo aparece em diversos filmes tendo destaque em Dragon Ball Z: Devolva-me Gohan!![14], Dragon Ball Z: Super Saiyajin Son Goku[15] e Dragon Ball Z: A Batalha dos Dois Mundos.[16] No live-action Dragonball Evolution, Piccolo e seu pai são um único ser chamado Lorde Piccolo, interpretado por James Marsters.[17] Em Dragon Ball Z: O Homem Mais Forte do Mundo, Gohan faz para Piccolo uma música chamada Piccolo-san Daisuki onde o garoto mostra o quanto Piccolo é importante para ele.[18] Na canção Kuchibue No Kimochi, Gohan assobia alegremente enquanto Piccolo, que está sofrendo devido a sua sensível audição, tenta fazê-lo parar.[19] Ele também é citado na música "Goku" de Soulja Boy Tell 'Em.[20]

Apesar de não utilizarem a técnica, Piccolo e Kuririn sabem realizar a Fusão. Isso levou Toriyama a criar em 1995, para a revista Weekly Shônen Jump, uma fusão hipotética entre os dois chamada Piririn.[21] Em 2004, Piccolo apareceu no curta-metragem Kyūtai Panic Adventure Returns! (em japonês: 球体パニックアドベンチャーリターンズ! Kyūtai Panikku Adobenchā Ritānzu!?, lit. O Retorno da Aventura da Orb do Pânico!). Ele é um dos sete personagens que reunem as Esferas do Dragão para reconstruir a cidade de Odaiba que foi atacada por Enel.[22]

O personagem Díscolo do mangá Dragon Fall é uma paródia de Piccolo.[23]

Nenhum comentário:

Postar um comentário